Compreende a Demência de Corpos de Lewy e a Demência de Parkinson.
O diagnóstico da Demência de Parkinson, ocorre quando observa-se o surgimento do declínio cognitivo, no paciente que já apresenta a Doença de Parkinson.
Já a Demência de Corpos de Lewy está associada com a flutuação da cognição, presença de alucinações visuais recorrentes, distúrbios do sono REM (fase de sono que se caracteriza por movimentos oculares rápidos, sonhos vívidos, movimentos musculares involuntários, atividade cerebral intensa, respiração e batimentos cardíacos mais acelerados) , bem como parkinsonismo que inicia durante ou após o diagnóstico de demência.
Há semelhanças clínico-patológicas entre estas duas condições, porém com diferenças diagnósticas e na progressão esperada da patologia.
O diagnóstico é determinado com base na anamnese, avaliação clínica completa, testagens neuropsicológicas.
O tratamento na maior parte das vezes é sintomático, sendo necessárias orientações para que se evite medicamentos que possam exacerbar os sintomas.
Estímulo cognitivo, terapia realizada com fonoaudiólogo, terapia ocupacional, atividades físicas regulares também são ferramentas visando a qualidade de vida do paciente.