O termo Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) é utilizado para descrevermos uma síndrome intermediária entre o envelhecimento normal e a síndrome demencial.
- É uma fase sintomática, porém pré-demencial de várias condições neurológicas, como a doença de Alzheimer (DA).
- O diagnóstico é caracterizado pela presença de queixas subjetivas de declínio cognitivo (frequentemente perda de memória), associado a evidências objetivas de alterações cognitivas em avaliação neuropsicológica. Porém, a funcionalidade mantém-se relativamente preservada, ou seja, não preenchendo critérios para o diagnóstico de demência. Usualmente o declínio cognitivo não interfere nas atividades da vida diária dos indivíduos.
- Frequentemente, condições como doença cerebrovascular ou lesões traumáticas podem originar CCL não progressivo, e condições como depressão e ansiedade podem originar CCL potencialmente reversível.
- O tratamento do CCL deve ser direcionado para esclarecermos a etiologia por trás da síndrome. Casos secundários a transtorno depressivo devem ser tratados com o uso de medicamentos adequados, distúrbios metabólicos, como hipotireoidismo, podem ser diagnosticados e tratados, bem como hipovitaminoses, como a deficiência de vitamina B12, podem ser corrigidas.
- Desta forma, uma avaliação com o especialista faz-se necessária para estabelecermos a etiologia provável do CCL e conseguirmos propor as melhores possibilidades de abordagens aos pacientes e familiares.